Diário de uma Paixão, de Nicholas Sparks

Bem, essa é a minha primeira resenha (eba!) e, na minha estreia, falarei sobre um romance do muito aclamado Nicholas Sparks: Diário de uma Paixão.


Diário de uma Paixão - Nicholas Sparks, 1°Edição

          Confesso que comecei o livro sem muitas expectativas, já que não é um romance sobrenatural, que é o que eu costumo ler.  Então, como eu estava fora do meu habitat, fiquei um pouco receosa sobre gostar ou não da história, tanto que do final do primeiro capítulo até o segundo foram três dias de total abandono do livro. E, sobre a questão de narrativa que muitas outros blogueiros comentam, não me incomoda se é em primeira ou terceira pessoa, contanto que seja clara.
          A capa é bonitinha. Sem nenhum elemento misterioso ou algo que desperte a curiosidade do leitor à primeira vista (pelo menos não pra mim). Para os ávidos por romances, o título já é um pouquinho mais chamativo.
          O livro começa com Duke, um residente de uma casa de repouso, se preparando para contar uma história a outra paciente, em estado mais grave, que não o conhece. Aí vocês me perguntam: ”Por que ele faz isso?”. Porque Duke é como um tipo de “relações públicas” dessa casa de repouso. Por estar em melhor estado do que outros residentes e principalmente porque gosta, lê poemas para eles todas as noites. Os dias e tardes ele passa com essa mulher para quem ele conta a história. Aí novamente vocês me perguntam: ”Por que ele faz isso?”. Porque... Leiam o livro, ora! Porém o mais intrigante é a expectativa de Duke sobre o que acontecerá depois que ele terminar de contar a história.
          Duke começa a contar a  história de Noah, um soldado americano que, voltando da guerra, compra uma antiga casa – a sua casa dos sonhos – em sua cidade natal e a reforma, ganhando notoriedade nos jornais de todo o país. Isso faz com que Allie, uma paixão de verão – que ele nunca esqueceu – da sua adolescência, saiba que ele está nessa cidade resolva encontrá-lo.
          Allie, que está prestes a se casar, vai até Nova Berna para reencontrar Noah e, chegando lá, os dois ficam meio desconfortáveis com a reaproximação inesperada, mas, com o passar das horas, se sentem como se nem tivessem sido separados por longos 14 anos.
          E aí recomeça a amizade dos dois: cada um contando o que fez de sua vida durante esses 14 anos, Allie dizendo que está noiva, Noah contando sobre os projetos para a casa, os dois voltando aos mesmos lugares da adolescência, Noah lendo poemas para Allie de novo e...
          Eles se apaixonam novamente! Finalmente reconhecem que 14 anos e a distância não foram barreiras suficientes para acabar com o amor que sentiam um pelo outro. Mas, quando tudo parece perfeito, a mãe da Allie, Anne,  aparece na casa do Noah dizendo que o noivo de Allie, Lon, está a caminho de Nova Berna atrás dela. Ela aproveita para fazer uma entrega bem atrasada: as cartas de Noah, cartas essas que ele escreveu nos primeiros dois anos após a partida de Allie, esperando respostas, e que, pela intervenção da mãe de Allie, nunca chegaram. E, com a chegada das velhas cartas, chegam também novas escolhas e conflitos.

Ele se posicionou ao lado de Allie e pousou a mão no ombro dela. – Eu não quero passar o resto da minha vida pensando em você e sonhando com o que poderia ter sido. Fica comigo, Allie.
Os olhos dela encheram-se de lágrimas. – Não sei se posso – ela murmurou minutos depois.– Você pode, Allie... Nunca vou conseguir levar uma vida feliz sabendo que você está com outro. Isso iria matar uma parte de mim. O que a gente tem é raro. É bonito demais para ser jogado fora desse jeito. Ela não respondeu.
Momentos depois, com um gesto delicado, Noah virou o corpo de Allie, segurou suas mãos e cravou os olhos no rosto dela, obrigando-a a encará-lo.
Por fim, Allie fitou-o com os olhos úmidos. Após um longo silêncio, Noah, com uma expressão enternecida, enxugou com o dedo as lágrimas no rosto de Allie. A voz dele ficou embargada quando viu o que os olhos dela estavam dizendo.
– Você não vai ficar, não é? – ele perguntou com um sorriso frouxo. – Você quer, mas não pode.
– Oh, Noah – ela disse, recomeçando a chorar. – Por favor, tente compreender...

          E, a partir daqui, o livro volta para o ponto de vista de Duke e eu penso “Como assim?! O que aconteceu?!”. Leiam e surpreendam-se como eu.
          O final da história é simplesmente sensacional, os três últimos capítulos são de tirar o folêgo! Provavelmente será meu marco comparativo para romances não sobrenaturais.  O diferencial é que esse romance não é do tipo meloso, e sim uma história muito bem construída. O romance de Allie e Noah sobreviveu ao tempo e aos obstáculos do destino, é estruturado e fundamentado puramente em sentimentos. É lindo e emocionante, ou seja, perfeito!

Playlist:

Wouldn't It Be Nice - The Beach Boys

The One That Got Away - Katy Perry

Thinking Of You - Katy Perry

          Há também um filme baseado na obra, dirigido por Nick Cassavetes, contando com Rachel McAdams (Allie Hamilton), Ryan Gosling (Noah Calhoun), Joan Allen (Anne Hamilton) e James Marsden (Lon Hammond).

Trailer:




0 comentários:

Postar um comentário