Especial Quadrinhos: The Walking Dead + Resenha: A Ascensão do Governador, de Robert Kirkman e Jay Bonansinga




          Os zumbis nunca estiveram tão na moda quanto hoje. Agora, mais do que nunca, os filmes de zumbis estão ganhando público maior e, assim, maiores bilheterias, o que faz com que os estúdios invistam neles cada vez mais, com maiores e maiores orçamentos. Um exemplo disso é o vindouro World War Z, com Brad Pitt, que promete ser um épico do gênero. Considerando onde tudo começou, com os filmes de George Romero – os melhores, na minha opinião –, os zumbis saíram do nicho trash e se tornaram verdadeiros blockbusters. Um exemplo de como se vê um investimento maior nesse tipo de filme está logo no trailer de World War Z: só o trailer deve ter custado mais do que A Noite dos Mortos Vivos inteiro. Romero filmou seu clássico com singelos U$ 114 mil. Já World War Z teve um orçamento mais de dez vezes maior, U$ 125 milhões, e não acaba aí: os produtores têm planos para uma trilogia.
          E é isso, os zumbis nunca renderam tanto para a indústria. Nos últimos anos, citar exemplos de um trabalho bem-sucedido com os mortos vivos se tornou impossível sem lembrar The Walking Dead. A história começou a ganhar notoriedade em seu terceiro ano de publicação, quando a primeira tiragem de seu número 33 esgotou em 24 horas. Em 2010, a série ganhou o prêmio Eisner – o Oscar dos quadrinhos – de Melhor série contínua. No mesmo ano, estrearia a série de TV que adapta os quadrinhos e que alavancou a febre zumbi dos últimos anos.
          Robert Kirkman é o verdadeiro moneymaker do momento. Tudo em que toca parece se tornar ouro. Seu império abrange jogos de videogame, série de quadrinhos, seriado de TV, livros, jogos de tabuleiro e dezenas de produtos licenciados. A forma com que o autor abordou a história no começo, quando só havia a série em quadrinhos, inovou. Em suas histórias, os zumbis não são o show, quanto menos os vilões da história. Os mortos vivos são o pano de fundo em uma peça onde os sobreviventes interpretam herói e vilão ao mesmo tempo. 
A capa do primeiro volume da série, traduzido como "Dias Passados"

          A série em quadrinhos é publicada no Brasil pela editora HQM e, até o ano passado, era publicada no formato de encadernados de seis edições cada, sob o título de Os Mortos Vivos. A partir de outubro, a editora passou também a publicar no formato de revistas mensais – e estas estão saindo com o título original, The Walking Dead. Mas os volumes compilados continuam saindo, atualmente no volume 11. A variedade de formatos torna muito fácil para os novos leitores começarem a acompanhar a série em quadrinhos. As edições mensais estão atualmente no número 8 e todas elas podem ser compradas no site da editora.
          No primeiro arco da série, nós conhecemos Rick Grimes e sua história como policial que entrou em coma após ser baleado em uma perseguição, acordando no mundo destruído pelos mortos que não ficam mortos. O primeiro arco da série tem os ótimos desenhos de Tony Moore, que tristemente foi substituído na sétima edição por Charlie Adlard. Adlard faz uso demasiado de sombras na construção dos desenhos, o que me causa certo desagrado. Os desenhos de Tony Moore, por outro lado, são os melhores. Tem traços finos, mas vívidos. Tem emoções bem destacadas, o que é importante, porque The Walking Dead é um drama, não um terror.
          A história todos conhecem. Rick acorda do coma e parte em busca da mulher e dos filhos, passando por todas as suas desventuras. Com os outros sobreviventes, viverá sempre correndo, sempre com as armas prontas, buscando a sobrevivência e não podendo confiar nem nos outros sobreviventes. 
          Quem começar a ler The Walking Dead após ter assistido à série logo notará algumas divergências na história, como sempre acontece em adaptações. Algumas mortes de personagens que acontecem logo no primeiro arco foram adiadas na série de TV – e alguns personagens nem existem ali. Desnecessário descartar personagens que têm quase vida própria nos quadrinhos e criar mais personagens, por melhores que sejam, para a série. Um exemplo são os irmãos Merle e Daryl, que são amados pela audiência, mas que não existem nos quadrinhos. A série também dá pouco pano para sensacionais personagens como Michonne, fortíssima nos quadrinhos, mas muito mal representada na série. Não me demorarei citando os problemas da série de TV, porque este é um assunto muito enfadonho, que se torna muito repetitivo. Toda vez que um livro é adaptado, nós vemos o mesmo mimimi: o livro é melhor que o filme. The Walking Dead não é uma exceção a esta máxima.
          Robert Kirkman dosa o drama e a ação em todas as edições. O arco termina com estilo, um final incrível, que realmente encerra o arco como uma fase da história dos sobreviventes – leva o nome de Dias passados.

Encontre: Números mensais Site da editora | Comix Book Shop  Encadernados Saraiva | Comix Book Shop | Skoob

A capa do primeiro livro da trilogia que contará a história do Governador.
          Como a semana é especial zumbis e o post é especial The Walking Dead, temos uma resenha dupla de trabalhos de Robert Kirkman. Primeiro, vimos uma resenha do primeiro volume da série em quadrinhos e, agora, vamos falar sobre o primeiro romance ambientado no universo da série. A ascensão do Governador foi escrito por Kirkman em parceria com o premiado romancista de terror Jay Bonansinga. Como era de se esperar, o livro foi um best seller quase instantâneo.
          Minha experiência com o livro foi muito curta. Li o volume, de quase 400 páginas, em algumas horas. Kirkman e Bonansinga fizeram uma parceria incrível em termos de narrativa e trama. A prosa do livro não é demasiado detalhista, mas também não é superficial demais. A história tem os mesmos padrões da série em quadrinhos: os zumbis são apenas o background e os sobreviventes são o verdadeiro foco. 
          O nome do livro invoca um personagem conhecido dos quadrinhos e que ficou conhecido pelos fãs da série de TV na terceira temporada. O Governador é um dos maiores vilões de quadrinhos e é um bosta no seriado já foi até listado como o “vilão do ano” de 2012. Nos quadrinhos e na série de TV, nós conhecemos o Governador como o homem por trás de Woodbury, uma cidadezinha que está se mantendo nos eixos de forma ligeiramente socialista. Nós conhecemos seu nome, Phillip Blake, mas sabemos muito pouco de sua história. No livro, descobrimos como ele chegou aonde chegou e qual é a origem de suas atitudes. 
          A trama do livro segue o grupo de sobreviventes formado por Phillip, sua filha Penny, seu irmão Brian e seus amigos Nick e Bobby. O livro é realmente sensacional para quem acompanhou as HQs, porque, além de falar mais sobre o nosso vilão favorito, ele também fala, mesmo que rapidamente, do começo da epidemia da doença dos zumbis e de como todo o apocalipse começou e acabou com tudo em uma velocidade absurda. 
          O livro também se torna um dos mais tristes que você jamais lerá se você o fizer depois de ter lido os quadrinhos ou visto a terceira temporada da série, porque você vai lendo, vai lendo e você sabe o que vai acontecer – e se pega desejando para que não aconteça, roendo as unhas de curiosidade. É claro que eu não vou contar o que é, mesmo não considerando spoiler se visto de algumas formas. 
          Ótimas sequências de ação, um pouco mais sobre a Atlanta devastada pelos mortos, reviravoltas mil e as bizarrices de Phillip tornam o livro uma experiência incrível. Kirkman realmente conhece as pessoas e a forma como as pessoas agem. Ele ou Bonansinga, quem deles tiver criado as cenas de ação, é um gênio. Uma certa cena com motocicletas é maravilhosa.
          O que mais acrescentar senão mimimi? Se você gosta do seriado, leia os quadrinhos. Se você gosta dos quadrinhos, leia o livro e, vamos lá, dê uma chance à série. A ascensão do Governador tem um final com cliffhanger que vai te deixar louco, porque eu fiquei. O que foi feito aqui é mítico e dá início a uma trilogia que vai contar a história do Governador desde sua Ascensão até os seus momentos na série em quadrinhos. O segundo volume, Caminho para Woodbury, já foi lançado no Brasil e tem uma premissa ainda mais enervante para quem já está avançado acompanhando os quadrinhos. 

Encontre: Submarino | Saraiva |Skoob

0 comentários:

Postar um comentário