Geek Girl, de Holly Smale


            Pessoas que possuem beleza e inteligência, como lidar?
            Harriet Manners é uma nerd. Sabe muita coisa, menos o motivo de ela ser tão odiada pelas pessoas da sua escola. Tudo muda quando ela recebe uma proposta irrecusável: se tornar uma modelo profissional e poder se reinventar.
            Vou tentar fazer uma dinâmica diferente aqui neste texto: em outras resenhas, sinto que meu foco está nos enredos, mas não quero focar nisso aqui, quero só expressar para vocês como é a sensação de ler Geek Girl.
            O livro está na classificação do que chamamos de Chick Lit, apresentando uma leitura leve, problemas – femininos – modernos, com um bom drama e muito romance. Harriet é uma nerd. Digo e repito, porque não podemos nos esquecer disso no decorrer da leitura! Harriet é humilhada constantemente pela vilã da escola (que frequenta muitas das aulas de Harriet, por sinal) e não aguenta mais.
            Ok, vamos começar pelo enredo (mas só impressões e opiniões, juro): Geek Girl é o meu primeiro chick lit, então não tenho muito no que basear minhas opiniões, mas digo que muitos acontecimentos do livro devem ser absorvidos de mente aberta, muita coisa é “desconsiderada” e alguns personagens ignoram fatos que, realmente, não seriam ignorados de jeito nenhum. O que pode ser 1) Ruim, porque tira o livro do realismo e 2) Bom, porque dá um ar de comicidade ao livro e leva a história para rumos interessantes.
            Em Geek Girl, existe uma grande (muito grande mesmo) variedade de personagens. Não que haja muitos personagens, mas eles têm os mais diferentes temperamentos, desde um stalker super nerd a uma melhor amiga que, por mais que passe por altos e baixos, continua ao lado de Harriet. Na minha opinião, o pai de Harriet é o personagem mais divertido do livro! Durante toda a leitura, eu o imaginei como o pai de Jenna (e imaginei Alexa, a vilã da história, como Sadie), do seriado Awkward, esses aqui.



            A premissa do livro abre chances para acontecimentos SUPER divertidos, envolvendo viagens, muita comédia romântica e surtos da parte de Harriet para com o seu tão sonhado Lion Boy, tanto é que eu terminei o livro com dois dias em uma semana de provas!
            Sobre o final, não espere grandes coisas, por mais que Holly traga um fato superinteressante bem no desfecho da história, uma vez que a trama não passa por muitos altos e baixos (ok, piada interna, vá ler o livro e entender o que eu estou falando), a Holly consegue sair das encrencas de Harriet de um jeito tão aceitável quanto excelente. Não sei se consegui explicar, mas é que a Harriet não faz muitas coisas excepcionais, mas você adora as coisas simples que ela faz (e como elas são feitas).
            Geek Girl, infelizmente, ainda não foi traduzido, mas, se você arranha um inglês bacana, vá fundo! A narrativa é feita em primeira pessoa no presente, então não há muitas contrações de verbos, como “took” e “saw”, no lugar de “take” e “see”, o que facilita muito o entendimento.
            Gostaria de agradecer à Wiebke, do canal 1book1review, porque eu ganhei o meu Geek Girl em uma giveaway recente no canal dela, YAY! Mil promoções nacionais e eu vou ganhar uma na Alemanha... paciência!
            Descobri (foi muito difícil para mim, e isso porque há um anúncio na contracapa do livro) que Geek Girl é o primeiro livro de uma série (não sei se será uma trilogia e nem, enfim, o número de livros da série, mas será uma série) e estou mega ansioso pra saber como Harriet vai continuar sua vida, agora turbulenta, sendo uma famosa modelo, apaixonada pelo Lion Boy e extremamente stalkeada, além de eu esperar algumas chances para a carreira inexistente de Nat.

            Saia já daqui e vá até o Bookdepository comprar seu Geek Girl! Ele é bem baratinho (infelizmente não foi publicado em hardcover), mas é muito bom. Melhor, ótimo.


0 comentários:

Postar um comentário