O Oceano no Fim do Caminho, de Neil Gaiman

Neil Gaiman
Romance
ISBN: 9788580573688
Editora Intrínseca
Formato: 14x21
208 páginas

Sinopse:

Sussex, Inglaterra. Um homem de meia-idade volta à casa onde passou a infância para um funeral. A construção não é mais a mesma, e ele é atraído para a fazenda no fim da estrada, onde, aos sete anos, conheceu uma garota extraordinária, Lettie Hempstock, que morava com a mãe e a avó. Ele não pensava em Lettie há décadas, mas mesmo assim, ao se sentar à beira do lago (o mesmo a que ela se referia como um oceano) nos fundos da velha casa de fazenda, o passado esquecido volta de repente. E é um passado estranho demais, assustador demais, perigoso demais para ter acontecido de verdade, especialmente com um menino.
Quarenta anos antes, um homem cometeu suicídio dentro de um carro roubado no fim da estrada que dava na fazenda. Sua morte foi o estopim, com consequências inimagináveis. A escuridão foi despertada, algo estranho e incompreensível para uma criança. E Lettie  com sua magia, amizade e a sabedoria digna de alguém com muito mais de onze anos  prometeu protegê-lo, não importava o que acontecesse.
Trabalho revolucionário de um mestre da literatura, O oceano no fim do caminho demonstra um raro entendimento daquilo que nos torna humanos, e mostra o poder que as histórias têm de revelar e, ao mesmo tempo, de nos proteger dos perigos dentro e fora de nós. É uma fábula emocionante, assustadora e melancólica. Um convite a repensar a escuridão que espreita as memórias da infância.
Oceano no Fim do Caminho não é o primeiro livro de Gaiman que passa por minhas mãos, mas é o meu primeiro contato com os seus romances – antes eu havia lido apenas alguns contos de Coisas Frágeis.
Não sei dizer o porquê, mas sempre fico muito ansioso com lançamentos. Por isso, coloquei Oceano no topo da minha lista de prioridades, comprei-o e comecei a lê-lo no mesmo dia. E não me arrependo de nada a não ser de não tê-lo comprado antes.
É difícil definir um livro tão abrangente como Oceano, parte não ficção, parte fantasia, parte drama, parte comédia, parte terror/suspense, e é juntando essas partes que Gaiman constrói, afinal, uma história maravilhosa e apaixonante.


 Ninguém realmente se parece por fora com o que é por dentro. Nem você. Nem eu. As pessoas são muito mais complicadas que isso. É assim com todo mundo.

Vamos ao enredo: em Oceano no Fim do Caminho, conhecemos as aventuras de um narrador não nomeado e Lettie Hempstock, uma garota misteriosa, com sotaque caipira, que mora em uma fazenda com sua mãe e sua avó.
Sir Neil Gaiman.
O narrador, já acompanhado pela idade avançada, sai de um velório, vai visitar a casa onde morou quando criança – que foi demolida – e acaba por chegar ao fim da rua, na fazenda Hempstock.
Nos fundos da fazenda, o narrador chega ao “oceano” de Lettie, um lago misterioso. É às margens desse lago que ele encontra a velha Sra. Hempstock e se recorda do passado há muito esquecido. Entramos então em um flashback para conhecermos seres sobrenaturais, leis antigas, rituais e o melhor – e mais perigoso – método do mundo contra problemas: o corte e recorte.

Livros eram mais confiáveis que pessoas, de qualquer forma.

Com seres que chegaram ao mundo antes mesmo da luz, corremos pelas memórias nostálgicas e melancólicas de uma criança repleta de imaginação e experiências das mais variadas possíveis. Conflitos familiares e muitos outros assuntos são abordados atrás das cortinas e você está totalmente permitido(a) a refletir por horas a fio sobre tudo o que Oceano intriga e causa dúvidas a respeito.

Com uma mistura peculiar de tudo o que é bom, Gaiman surpreende a cada página e emociona fortemente em um dos livros que entrarão facilmente para o meu top leituras do ano.

0 comentários:

Postar um comentário