O Futuro de Nós Dois, de Jay Asher e Carolyn Mackler







Jay Asher, Carolyn Mackler
Editora: Galera Record
ISBN: 9788501097231
Ano: 2013
Páginas: 384

Sinopse:
É 1996, e menos da metade dos alunos das escolas de ensino médio nos Estados Unidos já tinham usado a internet. Emma acaba de ganhar o primeiro computador e um CD-ROM da America Online de Josh, seu melhor amigo. E ao instalar o programa, logo no primeiro acesso, descobrem que acabam de entrar no Facebook, dali a quinze anos. Todos se perguntam como será o futuro. Josh e Emma estão prestes a descobrir..

 “O Futuro de Nós Dois”, dos autores Jay Asher e Carolyn Mackler, conta a história de Emma e Josh, amigos desde muito tempo, vizinhos e desconcertados. Isso porque, antes do início da história principal, Josh se viu atraído por Emma. Tentou beijá-la, ela recusou e soltou, sem perceber, um “Você é... Josh!” e a partir daí as coisas ficaram estranhas entre os dois.

Emma ganha um computador e internet discada do pai – a internet é novidade, já que a história acontece na década de 90 – e Josh dá a ela um CD-ROOM da Aol, mas, quando Emma instala o tal programa da Aol, é direcionada a um site desconhecido chamado Facebook.

Tudo não seria tão esquisito se a página do Facebook que Emma acessasse não fosse de uma garota com aparência parecida com a sua, o mesmo nome e 15 anos mais velha.


Aperto o rosto molhado contra o travesseiro. Então, ficar com o coração partido é assim.

Com a descoberta freaky, Emma e Josh começam a estudar o fato, voltam aos seus perfis na rede social – Josh também possui um perfil, assim como muitas outras pessoas que eles conhecem – e descobrem que os perfis são, na verdade, seus, dali a exatos 15 anos.

E você, o que faria se pudesse saber o seu futuro? Emma não está satisfeita com o seu, já Josh não poderia pedir nada melhor. É assim que o livro começa, abrindo uma gama para bastante comédia, uma filosofia bem gostosa e um bom romance adolescente.

Os capítulos do livro são intercalados, um narrado por Josh, outro narrado por Emma, e os autores escreveram uma sequência bastante interessante... Vou tentar explicar: Josh narra os eventos do ponto X ao ponto Y, já Emma, no próximo capítulo, retoma o final do evento Y com suas opiniões e segue até o evento Z, onde Josh retoma a narrativa e assim por diante.

Os personagens são engraçados, mas instáveis. Por mais que não seja nada difícil se identificar com algum deles, durante o livro a mudança de opinião é bem forte, então foi um pouco difícil, pelo menos para mim, entender qual era a linha de pensamento de cada um sobre determinado assunto. Coisas que acabam não pesando tanto na análise geral da obra.


'Ele partiu seu coração! Como você pode chamar isso de amor se ele deixou você tão magoada?'
Kellan coloca mais uma batata frita na boca.'Foi amor por que valeu a pena.'

O final nem tenta ser surpreendente, na verdade é bem previsível, mas foi o final que o enredo necessitava. Com um "Felizes para sempre!” (só subjetivo, não tem “Felizes para Sempre!” escrito no final da história) e uma boa moral-da-história.

O livro, no geral, adota a ideia do “efeito borboleta”, os “pequenos fenômenos” que geram “grandes proporções”, discutindo assuntos sobre “o que você faz aqui, hoje, pode mudar quem você é e o que você tem daqui a um tempo”.

Um livro que me surpreendeu negativamente – já que, depois de tantas críticas ótimas, eu esperava algo mais inovador –, mas que, ainda assim, me entreteve durante um bom tempo. O Futuro de Nós Dois leva 4 estrelas. Se você liga para romance e não liga para profundidade da obra e essas coisas, acredito que você gostará ainda mais do livro, isso porque eu não gostei tão pouco assim.

0 comentários:

Postar um comentário