Amanhã Você Vai Entender, de Rebecca Stead

Rebecca Stead
Edição: 1
224 páginas
Editora: Intrínseca
ISBN: 9788580570540
Encontre na Saraiva.

Sinopse:
A jovem Miranda Sinclair precisa desvendar um enigma na Nova York do final da década de 1970. Em Amanhã você vai entender, seu melhor amigo é agredido na rua, um estranho pode ter invadido a casa dela e uma série de bilhetes, que ela não compreende nem tampouco sabe quem escreve, alerta sobre a morte de alguém. Alguém que ela poderá ajudar a salvar. À medida que as mensagens chegam, Miranda percebe que quem as escreve sabe de detalhes de sua vida que ninguém deveria saber. E, conforme as peças do quebra-cabeça se encaixam, ela finalmente percebe que a resposta sempre esteve ali, bem em sua frente - mas o tempo é ardiloso: guarda hoje momentos que só amanhã você vai entender. Amanhã você vai entender, segundo livro de Rebecca Stead, recebeu a Medalha Newbery, prêmio da American Library Association destinado às mais importantes contribuições norte-americanas à literatura jovem.

Amanhã Você Vai Entender (When You Reach Me) foi resultado de uma dessas promoções de fim de ano da Saraiva. Não tinha ideia do que falava a história, só havia me apaixonado instantaneamente pela capa. Também não fazia ideia do valor da história que o livro me contaria.

Miranda é uma criança comum. Quase comum, na verdade. Ela não possui muitos amigos, mora com a mãe e recebe visitas regulares do namorado da mãe, Richard. O único amigo de Mira é Sal, um garoto que mora no mesmo prédio e parece conviver com Miranda desde sempre.

A partir do início da trama, Miranda começa a receber, por meios improváveis, alguns recados que aparentam saber do futuro. Recados que antecipam ações que Miranda exerce sem perceber – olá, oráculo de Édipo Rei! – e a deixam intrigada, ainda mais porque tais recados falam sobre a morte de alguém próximo a ela. Ao mesmo tempo, Sal é agredido por nenhuma razão aparente, os sapatos de Richard são roubados e um maluco chuta o ar incessantemente e declama coisas sem sentido algum no quarteirão do prédio onde Mira mora.

Estou indo salvar a vida de seu amigo e a minha.
Peço dois favores.
Primeiro, você precisa me escrever uma carta.

Pronto, essa é a ideia principal do livro, desde o desvendar do grande mistério acerca dos bilhetinhos e da suposta “morte iminente” até uma profunda discussão sobre viagem no tempo. Mas, é claro, Rebecca Stead vai tão além do esperado. Presumo que não tenha sido por nada que ela, afinal, ganhou um prêmio da "American Library Association" por colaboração à literatura jovem com Amanhã Você Vai Entender.

No desenvolver do livro, Rebecca vai nos introduzir em uma série de fatos que podem ser entendidos como totalmente desconexos, mas que se unem em um final muito bem escrito, muito inteligente e, acima de tudo, muito simples – do tipo “estava lá o tempo todo e só você não viu”.

A história é escrita em primeira pessoa, pela visão de Miranda, abrindo chances para uma perspectiva muito inocente, singular e com uma pequena quantidade de sobrenaturalidade. Muitas vezes o poder do enredo me lembrou o de Oceano no Fim do Caminho, com toda a coisa do início simples que se desenrola em uma obra de proporções épicas.

Pronto, virei fanboy de Amanhã, é fato. Se há algo negativo sobre o livro, é a sua falta de reconhecimento. Intrínseca tem vários trunfos no seu baralho e parece que nem se dá conta – como Amanhã Você Vai Entender, que não só pode como deveria se tornar um bestseller aqui entre o grupo de leitores brasileiros.

Se estou com medo de alguém na rua, viro para ele (é sempre um menino) e digo:
‘Com licença, por acaso sabe que horas são?’
Esse é o meu jeito de dizer à pessoa:
‘Vejo você como um amigo, e não há motivo para me machucar ou tirar algo de mim. Nem relógio eu tenho, e provavelmente não vai valer a pena me assaltar.’

A edição do livro é “padrão Intrínseca”, com letras grandes, um espaço bom entre as linhas e margens generosas. Folhas amarelas e verniz localizado em várias partes da capa. O preço também é padrão Intrínseca, no valor normal de cerca de 20 reais, podendo baixar para até R$ 7,90, que foi o tanto que paguei no meu.

Quatro estrelas muito bem dadas é o que Amanhã leva de mim – poderiam ser cinco, mas não posso evitar esperar uma leitura ainda melhor que a dele. Que Rebecca saiba aproveitar o seu talento para a produção literária e que muitos outros livros dela cheguem em minhas mãos e me ofereçam uma experiência tão agradável quanto a que achei em Amanhã Você Vai Entender.


0 comentários:

Postar um comentário