Serie review: Sons Of Anarchy (SOA)

Olá e bem vindos ao nosso (meu) rebirth! :D
  
Hoje vou falar de uma série da qual muito ouvi falar antes de começar a assistir, da qual estou amando, viciada e caminhando lindamente para a quarta temporada. Antes que alguém pense, não – ainda não – é Doctor Who. É uma série de uns motoqueiros lindos (e outros nem tanto), personagens fortes (e não somente no sentido físico) e um maravilhoso senso de realidade. Essa série é Sons Of Anarchy.

Poster da primeira temporada com Charlie Hunnan como Jackson Teller
SOA, para os íntimos, é uma série  dramática criada por Kurt Sutter e exibida no canal FX. Ela conta sobre a vida e os problemas de um motoclube e seus membros, na cidade fictícia de Charming, ao norte da Califórnia.

Os SAMCRO são um MC (motoclube) de foras da lei – assim como todos mostrados até a 3ª temporada – que contrabandeia armas, faz alianças com outros MCs, acordos com o chefe de polícia da cidade e outras jogadas nada legais, como assassinatos, em nome da proteção e bem estar de sua amada Charming e de seu clube.

A história tem como protagonista Jackson “Jax” Teller (Charlie Hunnan), vice-presidente, filho do 1°presidente e um dos nove fundadores do MC. Com o nascimento de seu primeiro filho, passa a se questionar sobre as ações e o futuro do MC, e a sua parcela nisso tudo. Como se isso não fosse suficiente, ele acha um manuscrito de seu falecido pai e toma ele como um guia para "o que fazer" com o Clube, o que a princípio parece ser o certo. O seu conteúdo meio que aponta um novo horizonte para o vice-presidente, e o que ele decide fazer com relação a isso o coloca em confronto direto com as ações do arbitrário Clarence "Clay" Morrow  (Ron Perlman), o atual presidente do MC e seu padrasto. E esse embate sorrateiro deixa todo o clube em alerta, até que um acontecimento abominável une Clay e Jax mais uma vez como pai e filho para findar um inimigo em comum nas suas vidas pessoais. No decorrer das temporadas, fica na mão dos Sons manter a paz em Charming e se manter inteiros. E fica nas mãos de Jax dar uma direção aos Sons.

Elenco principal da série até a segunda temporada.
Como "Old Ladies", temos Jemma Teller (Katey Sagal), a antiga old lady de John Teller e a atual de Clay.  É a "grande mãe" do clube, tem todos os integrantes como filhos e irmãos e faz tudo o que for preciso pelo bem do MC. Tudo mesmo. Tara (Maggie Siff), a paixão da adolescência e futura old lady de Jax. É uma cirurgiã pediátrica que teve seus próprios motivos para voltar a Charming após pouco mais de uma década longe, que, com o tempo, aprende a ser uma old lady e se torna uma peça importante para todo o clube, principalmente para Jax e Jemma. E, por fim, mas não menos importante, Laya (Winter Ave Zoli), uma jovem atriz pornô e mãe, que se tornará a senhora de um dos Sons. Porém não posso falar mais do que isso por motivos de spoiler.

Na seção Harley-Davidson (uma das marcas de moto mais famosas do mundo e a escolha da maioria dos Sons), seria impossível falar de cada um dos motoqueiros especificamente, mas todos são homens bons, de caráter, loucos, sarcásticos, debochados, hilários em algum momento, com ambições próprias e que são capazes de quase tudo para manter as tradições do clube. Todos tem seu quê de importância dentro dele, afinal, além de justiceiros fora da lei, contrabandistas, assassinos e entusiastas de Harley-Davidson, os Sons Of Anarchy são um tipo estranho de família, uma irmandade.  A falta de laços consanguíneos não os impede de ser a família uns dos outros e isso inclui arriscar a própria vida quando necessário.

A série também é banho de política e realidade. Imagine se Clay não tivesse todo o jogo de cintura necessário para manter a segurança de todos e tomar as medidas necessárias para o próprio clube? Seu arbitrarismo e pulso de ferro são resultados da grande responsabilidade em seus ombros. Como Jax diz em dado momento da 2º temporada : "Clay é Clay por nossa causa. Nós o fizemos". E é daí que entra o quesito realidade.  Os motoqueiros são boca suja, trafegam no meio de prostitutas, traficantes, contrabandistas e assassinos – sendo eles mesmos esses dois últimos. Mas a questão é: essas ações não são a esmo, elas tem um propósito. Assim como tudo ou quase tudo na vida, é um meio para um fim, ou uma consequência dos nossos atos. E nós, na condição de seres humanos, muitas vezes tentando fazer o nosso melhor, cometemos erros que geralmente não afetam somente as nossas vidas.

A trilha sonora também é sensacional! Bem diversificada e sonoramente relacionada ao clima da série – eu ainda não li nenhuma tradução, então não posso opinar quanto a isso –, tem presença assídua de White Buffalo e Curtis Stigers & The Forest Rangers, sendo os últimos os autores da música de abertura da série, muito bem escolhida. Toda e cada música se encaixa perfeitamente no momento em que aparece, de tal forma que muitas vezes nos faz recordar a cena ou momento por causa das músicas, e não o inverso.

Mas atenção:  a não ser que você queira pegar spoilers ENORMES, principalmente sobre mortes, NUNCA ouça as músicas da trilha pelo youtube. Sério. Eu mesma fiquei sabendo de 3 mortes por lá e duas delas foram O.O, então, estão avisados. Se quiserem ouvir pelo youtube mesmo assim, vão por sua conta e risco.

Preparem-se para uma série surpreendente, onde quase sempre nada é o que aparenta. Com muitas mortes que vão fazer você sofrer e ficar aflito e que são tão inusitadas que com certeza você vai xingar o autor mentalmente umas duzentas mil vezes, imaginando ele rindo da sua cara com as suas reações ao final de cada capítulo e temporada.

Pegue seu colete, vista-o e sinta-se à vontade, afinal, na casa dos Sons, sempre há lugar para um amigo.

Bem vindo a Charming!



XOXO

Um comentário:

  1. Série maravilhosa, uma das minhas preferidas, mais que me deixou com uma raiva do Sutter na última temporada. Gostei do seu blog. Parabéns!

    http://minhasprimeirasimpressoes.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir