O Beijo das Sombras (Academia de Vampiros, Vol. I), de Richelle Mead

Richelle Mead
Editora Nova Fronteira
I.S.B.N.: 9788522029532
Brochura
320 páginas
Edição Tie-In

Sinopse:
Esqueça tudo o que você aprendeu sobre vampiros — eles definitivamente não brilham à luz do sol, e vivem em uma sociedade bem mais complexa do que você imagina. Rose e Lissa sabem disso melhor do que ninguém. Lissa é a princesa de um clã muito importante de vampiros. Sua melhor amiga, Rose, é meio vampira, meio humana, e tem como missão se tornar guardiã de Lissa. Pressentindo que algo ruim vai acontecer, Rose decide que devem fugir. Elas passam dois anos assim, mas são encontradas e levadas de volta à escola de vampiros São Vladimir, onde terão que relembrar as causas de sua fuga e sofrer suas consequências. São paixões e vidas em jogo, traições e reviravoltas de tirar o fôlego, parte do mundo criado por Richelle Mead e povoado por personagens fortes e irresistíveis.

O Beijo das Sombras, primeiro volume da série Academia de Vampiros, é um YA sobrenatural que narra a história de Rose e sua melhor amiga, Lissa. Lissa é uma vampira, Rose é meio-vampira, ou seja, uma dampira. Há dois tipos de vampiros, os Moroi, vampiros pacíficos, que dominam elementos da natureza e alimentam-se de fornecedores (humanos que aceitam doar sangue diretamente pra eles porque são viciados na sensação de prazer que as mordidas fornecem), e os Strigoi, vampiros do lado negro da força, os maus.

Dampiros como Rose têm uma grande missão: ser guardiões dos Moroi, protegendo-os dos Strigoi e sendo guerreiros super-extra-habilidosos. Dampiros e Moroi estudam em internatos específicos – considere que, no mundo da trama, os vampiros não são exatamente uma raça secreta para o resto do mundo, ou pelo menos não têm pudor de estar em meio a humanos.

Claro que esse resumo em dois parágrafos não abrange todo o "pano de fundo" da série. Há também pistas sobre questões políticas que ainda não foram apresentadas com o primeiro volume, além de toda uma história dos vampiros que podemos conhecer com pesquisas que Rose faz em livros e aulas.

Por motivos explicados no decorrer do livro, Rose e Lissa fugiram de sua escola, a São Vladimir, e viveram algum tempo no mundo humano. Acabam sendo capturadas, fato que dá início à trama.

O Beijo das Sombras é o tipo de livro certo para encerrar ressacas literárias. Posso dizer isso nas minhas últimas cinquenta resenhas, mas de fato estou em uma crise de leitura muito boa e devo dar créditos a qualquer livro que acabe com ela. Como Beijo das Sombras fez.

Enredo tranquilo, premissa legal, personagens o.k., um garoto bonito-lindo-perfeito para ser empurrado para a personagem principal bonita-linda-perfeita e uma promessa de desenvolvimento para os próximos livros são o que o primeiro livro de Richelle Mead tem pra oferecer.

Sinceramente, não recomendo Beijo das Sombras para todos. Conheço leitores chatos que não passariam da segunda página – considerando que o romance de estreia da autora não oferece uma narrativa das mais qualificadas – e conheço leitores que amam a série e a têm no seu “top leituras” a todo custo. Se você ama avanços na leitura, . Se ama aprofundamento e densidade, repense.

Devo reconhecer que o que o livro tem de empecilhos, como a superficialidade (porque, sim, por mais que muita coisa aconteça no decorrer dos capítulos, a personagem principal de raciocínio extremamente lento deixa pistas suficientes pra você decifrar super rápido o que ela só consegue decifrar nas últimas cinquenta páginas) e a narrativa deficiente, tem de pontos positivos, como a facilidade no avanço da leitura. Resumindo: é um livro pra ser lido em um, dois ou até três dias, do tipo “não fez nem bem nem mal, posso até dar uma chance para os próximos”.

É isso que O Beijo das Sombras deixa pra mim: uma expectativa de série promissora, boa de ser lida e ótima pra me salvar de ressacas literárias.


0 comentários:

Postar um comentário